Como criar um site para portfolio de fotografia?

Em busca de site grátis para seu negócio? Confira os modelos / templates gratuitos da FicaOn veja como é fácil criar site em nossa ferramenta!

printscreen de tema para wordpress

Para muitos brasileiros, tirar foto deixou de ser um hobby para se tornar uma profissão. Portanto, é preciso investir tempo e dinheiro para escolher um bom template de WordPress para o portfolio de fotografia.

Além dos equipamentos, um bom fotógrafo precisa ter uma excelente forma de apresentação de seus trabalhos. Afinal, é através da fotografia que o profissional prospecta novos clientes.

Para ajudar nessa escolha, separamos quatro temas específicos para um portfólio fotográfico. Além disso, trouxemos ao final do artigo algumas dicas de como manter essa página online sempre atrativa para o público consumidor. 

Dicas para criar um portfólio fotográfico

Antes de mais nada, vale ter noção de alguns conceitos. Levando em consideração a etimologia da palavra fotografia, é possível dizer que “foto” significa “luz”, enquanto “grafia” refere-se à “escrita”.

Desta forma, fotografia é o ato de escrever com a luz. Em outras palavras, é o processo de fixar em uma superfície sensível, por meio da luz, a imagem dos objetos.

Até a explicação desta palavra é poética, assim como o ato de querer guardar os momentos da vida e relembrá-los posteriormente.

Visando estas necessidades que as pessoas possuem, o fotógrafo deve aproveitar o conhecimento que possui e a sensibilidade que adquire ao trabalhar nesta área. Unindo esses aspectos e levando em consideração algumas dicas, o profissional consegue criar um portfólio de fotografia.

Dica 1: Escolher uma boa ferramenta

Na internet existem diversas ferramentas que podem abrigar um portfólio de fotografia, como o WordPress, carbonmade e o flickr.

Nestas duas últimas existe a versão gratuita, que é limitada com relação a quantidade de fotos expostas e as pastas. Além disso, possuem uma versão paga, que aumenta os uploads das imagens.

Dica 2: Diversificar os trabalhos

Após escolher a ferramenta própria para o portfólio, é a hora de selecionar os trabalhos que vão compor esta “vitrine virtual”.

A proposta é diversificar não os tipos de trabalho, mas os ensaios já realizados. Isto porque, cada fotógrafo possui uma linha editorial já definida. Alguns se dedicam às fotografias de família, outros à gastronomia, esportes, moda etc.

Assim, de acordo com a linha editorial de cada um, os ensaios são feitos. Contudo, não é indicado colocar todas as fotos de um só trabalho e só algumas de outros. Diversificar é a dica, mantendo o portfólio atualizado e bonito.

Dica 3: Não exagerar na quantidade das fotos

Da mesma maneira que não se deve exagerar na publicação de determinados ensaios, é indicado pegar leve com a quantidade de fotos.

No início é importante adicionar muitas de uma vez só, para manter o portfólio preenchido. Contudo, com o passar do tempo as publicações de novas fotos devem ser feitas moderadamente.

Dica 4: Ser simples

Nada muito enfeitado é indicado, porque pode se tornar uma poluição visual e isso é altamente prejudicial ao trabalho desenvolvido.

Sendo assim, é melhor investir em um template simples, mas bem trabalhado, dando destaque as fotos. Também não é muito indicado apostar em filtros demasiadamente, quanto menos, melhor.

Dica 5: Harmonizar as imagens

Um bom fotógrafo vai ter trabalhos que transmitem sentimentos múltiplos. Enquanto algumas imagens podem impactar, outras podem ser mais leves e delicadas. Já alguns projetos podem ser bem emocionantes.

Pensando assim, o trabalho de harmonizar as fotografias se faz necessário, para não misturar os sentimentos e acabar causando uma confusão em quem estiver olhando.

Saber os momentos certos é algo instintivo ou deve ser conquistado com muito estudo, através de pesquisas sobre outros fotógrafos.

Dica 6: Não colocar fotos amadoras

Fotos de pôr-do-sol, de animais ou da natureza por completo, por mais bonitas que sejam, são consideradas fotos amadoras.

Isto é, elas podem denotar falta de trabalhos profissionais do fotógrafo ou até mesmo uma certa insegurança. Por isso, deixar essas imagens como um portfólio pessoal é a dica.

5 modelos de portfólios de fotógrafos para inspiração

A melhor maneira de obter ideias para um bom portfolio para fotógrafo é conhecendo a apresentação de outros fotógrafos. Desse modo, resolvi trazer aqui alguns exemplos que podem te ajudar a pensar em como montar o mostruário do seu trabalho!

É fundamental que os bons profissionais da fotografia estejam sempre atentos ao que está sendo feito no mercado fotográfico. 

Por isso, os portfólios famosos são, além de fonte de inspiração e referência, uma maneira de se manter atualizado(a). Confira abaixo alguns portfólios interessantes para conhecer e acompanhar!

Max Montgomery

Max Montgomery é um dos grandes nomes da fotografia publicitária nos Estados Unidos. Entre as celebridades já clicadas por suas lentes estão Justin Bieber, Lizzo, Dua Lipa e Billie Eilish. Seu portfólio, no entanto, é bem simples. 

O site não passa de uma grande página principal repleta de fotografias que ele produziu para diversas marcas e revistas. Basicamente isso, sem segredos, truques ou atalhos escondidos. Basta ir rolando o mouse e vendo as fotos. 

Além disso, uma sutil barra de navegação no lado superior direito mostra os atalhos para outras páginas tão simples quanto a principal, inclusive a página “About” (“Sobre mim”, traduzindo para o português), onde ficam suas informações para contato. 

Portanto, podemos dizer que o portfólio do Max Montgomery é um exemplo de modelo simples, atualizado e que funciona. É uma boa referência para quem quer exibir o trabalho logo na página principal.

Flávio Ribeiro Fotografia

O site do fotógrafo Flávio Ribeiro é também simples, intuitivo e bem organizado. Trata-se de um exemplo para quem quer um portfólio digital básico e funcional. 

Na barra de navegação, na sessão “PORTFÓLIO”, você pode conferir as galerias de fotos organizadas por tipo de fotografia, como “Produtos”, “Arquitetura e Decoração”, “Alimentos”, “Publicidade” e outros.

É um excelente modelo de site profissional para atuar no Brasil, seja pela facilidade de conferir o trabalho ou pelas opções de contato, inclusive na página inicial. 

DEANO

O portfólio do fotógrafo Dean Chapple, além de simples, é organizado e rico em referências. Conhecido por ser um fotógrafo multitalentos, seu site é dividido em seis setores de coleção de fotos, além de uma página com o perfil profissional.

Entre as divisões do seu portfólio estão fotos editorias, fotos comerciais, curtas-metragens, fotos de eventos e mais. Dessa forma, quem acessa pode encontrar diversas peças fotográficas organizadas pelo tipo ou circunstância. 

O site-portfólio ainda conta com links para o Instagram do próprio Dean, com uma rápida exibição das suas últimas postagens. Está é uma forma de converter visitantes do site em possíveis seguidores na rede social.

Ao fim do site, é possível encontrar uma caixa para contato e logo após, informações para contato, caso o cliente não queria contactar diretamente pelo site. 

Roberto Vámos Photography

Já para quem quer um exemplo de portfólio sério, polido, neutro e com ênfase em fotografias preto-e-branco, o site profissional do Roberto Vámos é um bom modelo a seguir.

O site, assim como a maioria do trabalho de Vámos, se foca na estética monocromática para o preto-e-branco. 

Com galerias individuais para as coleções de fotos, o site funciona de forma bem instintiva. Ou seja, basta ir clicando nas imagens para que outras da coleção apareçam em uma nova página. 

No entanto, as galerias individuais ainda podem ser acessadas pela barra de navegação, onde também há informações para contato, perfil profissional e mais. O site ainda oferece a opção de compra das obras do artista. 

Cássio Vasconcellos

Por fim, trago o site do Cássio Vasconcellos, um dos que considero mais organizados em relação a galerias de fotos e informações profissionais do fotógrafo.

Na “Home” do site é possível encontrar diversas galerias de imagens com título e data. Na barra de navegação há vários atalhos para páginas de conteúdo profissional, como livros produzidos pelo fotógrafo ou que contém seu trabalho.

Além disso, há páginas dedicadas exclusivamente para as exposições já realizadas, matérias na imprensa, perfil profissional e contato. 

Templates WordPress para portfolio de fotografia

Para escolher um tema ideal em prol de um portfólio de fotógrafo é preciso levar em consideração uma característica principal: o destaque das imagens. Essa premissa é básica, pois as fotos são o “carro chefe” desse tipo de serviço.

Mas, além desse quesito, leve em conta a navegabilidade do site, para entender se ele é fácil de usar. Por exemplo, os internautas conseguem navegar de forma intuitiva a ponto de achar o que querem de maneira rápida e fácil? Se sim, esse template ganha pontos positivos. 

Outra qualidade que a plataforma online precisa oferecer é um layout responsivo. Isso significa dizer que a forma como o site se apresenta no computador se adapta ao celular, facilitando a experiência do usuário que navega pelo smartphone.

Nesse último caso, pode ficar despreocupado, pois todos os temas a seguir possuem um design responsivo. Confira!

Photography

Esse tema é perfeito para os fotógrafos que deixam suas fotos falarem por si mesmas. Na home do site, o visitante se depara com slides que já podem traduzir um pouco das características do trabalho desse profissional.

Além do slide, há uma barra superior com categorias que podem ser personalizadas. Assim, há espaço para colocar galerias específicas, o portfólio mais completo, um sobre o autor e até mesmo um blog.

Novo

O versátil Novo é ideal para os profissionais que gostam de impactar, por isso é possível escolher diversas estruturas entre duas versões: dark ou light. Ambas possuem as mesmas funcionalidades, com slide, categorias e um espaço para informações sobre o autor. No entanto, a cor do layout fala muito sobre o fotógrafo.

Já uma característica bem interessante desse modelo é a disposição das informações. Por exemplo, na lateral esquerda da tela estão as redes sociais posicionadas na vertical, assim como do outro lado estão o sobre e as categorias.

Whizz

Quem procura por praticidade já pode parar a busca, pois esse template é funcional e direto. Todas as categorias disponíveis por essa plataforma estão visíveis e a um clique do acesso do internauta. 

Além disso, na página inicial é possível encontrar todas as informações necessárias a respeito do profissional. Há um “Sobre mim” e logo em seguida uma caixa para iniciar um diálogo com o fotógrafo. Também é possível conferir alguns dos trabalhos e depoimentos dos clientes.

Reflector

Que tal um tema bem no estilo romântico? Seria uma versão perfeita para quem trabalha como fotógrafo de casamento, por exemplo. Pois é assim que o Reflector se apresenta e cumpre com seu objetivo de site e portfólio de fotografia.

Além dos destaques para as fotos, esse template também possui espaço para que o profissional escreva sobre seus trabalhos e até um cantinho especial para expor as opiniões dos clientes.


E você, tem dicas para criar portfolio de fotografia? Compartilhe nos comentários!

Texto enviado pelo parceiro Criar Portfolio.

Veja mais
Sair da versão mobile