Modelo de blog pessoal para WordPress
Modelo de blog: Quer um blog pessoal? Confira este template para WordPress e crie seu blog com a ferramenta.
Blogs pessoais são perfeitos para quem quer escrever sobre suas viagens, looks, opiniões e muito mais. O template de um blog pessoal é simples e prioriza o conteúdo.
Se você quer um espaço para blogar, o tema Tansy será perfeito para você! Se você precisa de um blog mobile (ou de um blog responsivo), este modelo é completo e já vem com tecnologia para se adaptar a diversos tamanhos de tela.
E se você gostou desse modelo de blog para WordPress e quer utilizar em seu blog mesmo ele sendo institucional, por exemplo, fique à vontade! Com WordPress você pode utilizar qual modelo quiser e editar tudo do seu jeito.
Vamos ficar on?
O que é blog pessoal
Um blog pessoal é justamente o que o nome já diz: um espaço online sobre você. Pode ser um blog de crônicas, de dia-a-dia (um diário mesmo), de estudos, sobre sua profissão e muito mais. Até mesmo aqueles seus “textões” do Facebook podem estar num blog pessoal, o que é ainda melhor pois poderá ter ainda mais visibilidade.
Este modelo de blog pessoal vem com um slider para banners de destaque no topo. Seu visual é simples e prioriza o conteúdo. Você pode personalizar o modelo da forma que desejar e até mesmo transformar o blog em um site completo, com loja virtual e tudo mais.
Exemplos de blog pessoal
Quer ter um blog mas está sem ideias? Confira alguns exemplos abaixo!
Blog pessoal
Escreva sobre seus hobbies, poste fotos, exponha sua opinião e muito mais. Exemplos:
- Blog de looks
- Blog de opinião
- Blog de youtuber
Blog profissional
Você também pode blogar sua profissão e conquistar clientes. Confira alguns exemplos:
- Blog de profissional de imagem pessoal
- Blog de designer
- Blog de consultor de finanças
Por que criar blog pessoal
Ter um blog profissional já foi caro e difícil, e na maioria das vezes era preciso se render a soluções gratuitas e limitadas. Com um blog em WordPress você pode ser blogueiro profissional ou por hobby, e não vai precisar contratar alguém para criar seu blog. Ter um blog é poder mostrar seu conhecimento para todos 24h por dia e interagir com seus leitores.
Ter um blog pessoal é ter seu espaço online na internet. Escreva sobre o que você mais gosta e conquiste leitores. Você pode estar prestes a se tornar um blogueiro profissional!
Como usar esse template de blog pessoal?
Basta comprá-lo neste link e ter o WordPress instalado em sua hospedagem!
5 dicas para criar blog
Criar blog não depende apenas de ter uma ideia de conteúdo e outra de visual em mente: é preciso levar várias coisas em consideração.
Por exemplo, seu conteúdo será com foco em um nicho ou em um assunto? Ou tratará sobre vários assuntos? Para qual público? Você conseguirá escrever posts novos com qual frequência? E sua interação com seus leitores, como será?
Calma, falaremos mais sobre cada uma dessas coisas abaixo!
1. Foco no conteúdo
Manter um foco é imprescindível. Se você criar blog sobre automóveis, começar a dar receitas de bolo não fará muito sentido, certo? Defina um assunto, segmento ou nicho e foque nele!
Aliás, é interessante observar que um blog de nicho costuma fidelizar mais o leitor, já que ele trata de um assunto específico para um público específico. Isso é bom pois irá gerar maior interação, e os anunciantes também adoram um público segmentado!
2. Conteúdo próprio
Pra que criar blog com conteúdos de outros blogs ou sites se esses conteúdos já existem, não é mesmo? Além de ser plágio, vai ficar parecendo que sua intenção é apenas ganhar em cima do trabalho dos outros.
Crie seu próprio conteúdo e cite a fonte sempre que utilizar um trecho de conteúdo de outro lugar – inclusive, lembre-se de pedir autorização antes. Só há pontos negativos ao copiar conteúdos, e você pode até mesmo ser processado por isso. Mas o mais importante é criar algo diferente, único, dando assim um motivo para as pessoas começarem a acompanhar seu blog – afinal, se é pra acompanhar um blog que fala a mesma coisa que outros blogs, melhor não…
3. Frequência e periodicidade
Ao criar blog, defina uma quantidade de posts por semana e, de preferência, dias e horários específicos durante a semana para postar. Assim, seu leitor saberá quando haverá conteúdo, e não ficará frustrado ao acessar o blog e ver que não há nada novo, por exemplo.
O ideal é que um blog seja atualizado pelo menos 2 vezes por semana. Se você não conseguir manter um mínimo de postagens, experimente convidar mais pessoas para postar com você, ou até mesmo abrir a possibilidade de seus leitores te enviarem textos.
4. Público alvo
Ter em mente qual é seu público é imprescindível. Afinal, ao criar blog você já tem seu foco, seu assunto principal. Mas não adianta escrever sobre ele com uma linguagem que o público que consome esse tipo de assunto não está acostumado.
Conheça seu público e o trate com respeito! Seu blog depende dos seus leitores, seja para consumir seu conteúdo e para clicar nos banners dos seus anunciantes.
5. Interação
Ainda sobre o público, interagir é essencial. Não tem coisa pior do que criar blog, ter um sistema de comentários em seu blog e deixar seus leitores falando sozinhos. Responda seus comentários, e-mails e todos os outros canais que utilizar. Faça enquetes, sorteios… converse com seu leitor!
Se você tem redes sociais apenas para divulgar o conteúdo de seu blog, informe na descrição que você não responderá dúvidas por ali, por exemplo. Mas, ainda assim, é recomendável que você observe seus canais pelo menos uma vez por dia para falar com seus seguidores.