Quanto cobrar pela criação de um site completo?

Vai fazer um trabalho de web design e não sabe como orçar? Saiba quanto cobrar pela criação de um site em WordPress!

ilustração de moeda digital

Quer trabalhar com criação de sites mas não sabe quanto cobrar pela criação de um site profissional? Vamos falar sobre isso hoje!

Nossa intenção com esse artigo é te dar dicas sobre o que levar em consideração na hora de fazer um orçamento de criação de sites. Cada um tem seu preço, e por aqui você vai ter uma base de como ter o seu!

Quanto custa um site?

Antes de iniciarmos, é importante que você leia dois textos:

Quanto custa um site? – Post de nosso parceiro Fabio Lobo, a respeito de valores de criação de sites profissionais. É uma base de preços cobrados por agências do ramo, e os valores são bem elevados.

Quanto custa um site completo com hospedagem? – Publicamos este artigo na semana passada, comentando sobre os valores ao criar um site completo utilizando WordPress. Os valores, nesse caso, são bem mais acessíveis – o que aumenta suas chances de fechar novos projetos.

Então, utilizaremos como base o segundo texto: assim você terá mais oportunidades para fazer trabalhos na área, e também será mais fácil definir quanto cobrar pela criação de um site completo.

Quanto cobrar pela criação de um site completo?

Lendo os dois textos acima você tem uma base de quanto uma empresa grande pode investir em um site profissional e que, hoje em dia, não é mais preciso saber web design e nem programação para criar um site. Ou seja, o mercado de criação de sites tem espaço para todos.

Se você está com a dúvida sobre quanto cobrar pela criação de um site é porque provavelmente está começando na área. Como dissemos acima, cada um tem seu preço. Nos cinco passos abaixo você terá uma ideia melhor de quanto cobrar pela criação de um site. Vamos lá?

1. Qual é sua experiência? Quantos trabalhos você já fez?

Isso é muito importante. Se você é novo na área, tem menos a oferecer que alguém que já é um profissional há anos.

Para conseguir seus primeiros clientes, é importante que você mantenha um preço baixo, até porque você ainda é uma “aposta”. Seus primeiros trabalhos são também novos aprendizados, o que, nesse momento, vale mais do que dinheiro!

2. O que você oferece como diferenciais?

Você sabe SEO? Design responsivo? Cria logotipos conceituais? Faz animações? Trabalha com mídias sociais? Faz materiais impressos?

Faça uma pesquisa no mercado e veja se o que você oferece está em falta ou se é o que outros profissionais já têm o costume de fazer. Se você fizer algo que não é muito comum na área de criação de sites, terá duas escolhas: oferecer isso como um serviço extra, aumentando seu valor, ou cortesia para ter ainda mais chances de fechar um trabalho de criação de site.

Sabe o que o WordPress tem a oferecer para sites, blogs e lojas virtuais? Confira todos os recursos clicando no link.

3. O que será necessário fazer?

Vamos supor que você precisa criar uma loja virtual completa. O que é preciso fazer nela? O cliente precisa de meios de pagamento ou os pedidos irão ser orçados individualmente? Os produtos terão uma galeria de imagens? Quais serão os campos do sistema de cadastro? A loja terá integração com o sistema dos Correios? Será preciso um sistema de captura de e-mails?

Nunca inicie um trabalho sem tirar todas as dúvidas antes. Elabore um briefing e faça todas as perguntas possíveis – é importante que fique bem claro para você e para o cliente o que será feito no projeto inteiro para que não apareçam “surpresas” no meio do caminho.

4. Quanto tempo irá levar para criar o site?

Aqui chegamos no ponto principal que irá te ajudar, de uma vez por todas, a definir quanto cobrar pela criação de um site e também um prazo. Mas você não vai saber responder a pergunta acima logo de cara: é preciso experiência com a criação de outros sites para você ir tendo uma noção melhor.

Então, assim que iniciar um novo projeto, cronometre o tempo que você está levando para fazer o trabalho. Anote tudo, crie médias. Então, pense em um valor para a sua hora. Por exemplo, se você for cobrar R$ 10,00 por hora trabalhada e estimar que a criação de uma loja virtual irá levar 30 horas, vai ser muito fácil orçar o site. Também divida esse número pela quantidade de horas você vai trabalhar por dia nesse projeto – se você for trabalhar 5 horas por dia, por exemplo, serão 6 dias de trabalho.

Você pode utilizar modelos de sites prontos para reduzir seu tempo de trabalho e poder atender mais clientes!

5. Quais serão seus custos?

Você precisará comprar alguma coisa específica para esse trabalho, como fotografias ou outros materiais? Precisará pagar algum profissional? Some todos os custos no orçamento final.

Isso também deve incluir seus gastos básicos como conta de luz e internet, por exemplo. Tente calcular, com base no tempo estimado para o projeto, quantos % de suas contas o projeto irá consumir. Será um valor baixo, mas faz parte da estrutura do seu trabalho – aqui você estará pensando como um empreendedor, no seu próprio negócio.

Economize dinheiro utilizando bancos de imagens grátis!

Qual será seu preço?

Coloque tudo no papel e faça suas contas! Comece sempre por baixo, porque no começo você precisa de clientes e de experiência.

Lembre-se sempre de conferir os dois links do início deste post para ter valores em mente, e favorite este post para consultar sempre que tiver dúvidas sobre quanto cobrar pela criação de um site!

Ah! Quer saber mais sobre criação de sites? Confira 10 dicas para criar um site.

Criar site com WordPress

O WordPress é uma plataforma completa. Como você pode ver nos links acima, sugerimos várias dicas para que você faça trabalhos profissionais.

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário