Site para Designer Gráfico: exemplos e dicas
Se você é designer gráfico, já sabe que ter um portfolio online no formato de site é indispensável. Confira nossas dicas!
Se você está buscando inspirações para fazer um site portfolio de designer gráfico, então está no lugar certo! Separamos uma dezena de modelos brasileiros e internacionais para lhe ajudar a fomentar ideias que já devem estar na sua mente criativa.
Seja iniciante, freelancer ou um profissional a mais tempo no mercado, ter um portfólio online é uma maneira de atingir um público ainda maior.
E investir em um site próprio pode ser ainda mais vantajoso e original do que apenas postar um trabalho no Behance.
A seguir você vai ver nomes brasileiros como o do Gustavo Piqueira, da Casa Rex, ou de projetos com mais pessoas envolvidas, a exemplo do Imaginária.
Há também modelos de portfólio internacionais como o Steve Wolf Designs e o Swt&Co, além de dicas para você que está montando seu primeiro site.
Confira!
Índice
Como escolher o que colocar em um portfolio de design gráfico?
Antes de decidir o que deve ser colocado no portfólio, o designer gráfico precisa saber qual vai ser o tipo escolhido: online, impresso ou em PDF.
No primeiro caso, qualquer pessoa pode encontrar o portfólio do profissional na internet. Já nos dois últimos, a coletânea de materiais só é vista por alguém, caso o designer queira enviá-la.
Todas as opções são viáveis, mas cada uma com suas vantagens específicas. De preferência, um profissional que se preze vai elaborar um portfólio de cada tipo. Assim, quando for requisitado por algum cliente, o material já vai estar pronto para ser apresentado.
Escolhida a versão que mais agrada ao design, é a hora de selecionar o que deve ser agregado ao trabalho.
É preciso fazer uma observação minuciosa de todo o conjunto das obras já elaboradas pelo profissional e ter a difícil tarefa de optar pelas peças que vão melhor representar o potencial do especialista.
Seleção das peças para o portfólio
Fazendo um paradoxo a respeito do portfólio é possível dizer que ele é uma vitrine do trabalho de alguém.
Isto porque durante a carreira de determinados profissionais os melhores trabalhos já feitos são escolhidos para servir de exemplo para os próximos clientes.
Tomando isto como verdade, é importante que o designer consiga fazer uma seleção exemplar dos seus serviços. Este é o momento de mostrar o valor do trabalho que o profissional possui, para cativar de vez os possíveis clientes que estão interessados neste tipo de serviço.
Diversificação do trabalho de design gráfico
Além de selecionar os melhores trabalhos já produzidos, o designer gráfico deve também fazer uma “peneira” dos serviços elaborados.
Por exemplo, é ideal colocar vários tipos de peças, para mostrar todo o potencial. Quanto mais diversificado for o portfólio, mais chances o profissional terá de conquistar as pessoas interessadas neste tipo de serviço.
Manutenção e atualização do portfólio
É claro que não adianta apenas criar um portfólio e depois de um tempo parar de mantê-lo atualizado. Os clientes precisam e querem novidade, por isso é indicado sempre colocar peças novas que foram produzidas no decorrer da vida profissional.
Ao criar um portfólio de design gráfico e atualizá-lo, o profissional tem a chance de atribuir valor ao seu trabalho. Os clientes, ao perceberem isso, passam a se interessar mais pelas peças e quando se vê, o contrato já está sendo firmado.
Colocar créditos nos trabalhos de outros profissionais
Outro importante ponto que deve ser levado em consideração na hora de fazer um portfólio de design gráfico é creditar os demais profissionais que participaram da peça produzida.
Isto porque, além de valorizar o trabalho das pessoas de forma justa, o designer também opta por fazer o certo. Plagiar e tomar para si o que não lhe pertence é crime.
10 exemplos de portfólio de designers gráficos
1. Neopop Imaginária
Jones Siqueira, João Faissal e Amanda Madruga são os responsáveis pela Neopop Imaginária. E para o portfólio da empresa, os brasileiros preferiram um site de página única.
Primeiramente, há uma breve apresentação da empresa, seguida de alguns projetos e no final há um convite da equipe para um café. Uma maneira simples, direta e positiva de se apresentar e conquistar o internauta.
2. Steve Wolf Designs
Esse é mais um estúdio de design gráfico, mas desta vez com sede em Austin, no Texas. O portfólio da equipe traz alguns dos projetos já desenvolvidos dispostos lado a lado. A medida em que descemos a página, vamos conhecendo trabalhos distintos.
Se clicarmos em alguma peça, o site leva diretamente para o projeto completo. Além disso, há abas que trazem informações sobre o Steve Wolf Designs, contato para trabalhos e mais duas categorias: blog e loja.
3. Grande Circular
“Boas ideias merecem belas soluções”. É com esse slogan que a Grande Circular se apresenta aos internautas e possíveis clientes. No topo do site há um vídeo que resume o dia a dia da equipe, logo abaixo tem peças dos trabalhos e, por fim, a marca de alguns clientes nacionalmente conhecidos, como Coca-Cola, Banco do Brasil e Budweiser.
Também tem a possibilidade de filtrar o tipo de trabalho oferecido pelos designers, para isso basta selecionar uma das categorias, a exemplo de Marca, Ilustração e Lettering. Além disso, é possível conhecer um pouco sobre cada projeto clicando sobre ele.
4. &Walsh
O layout do &Walsh combina perfeitamente com a irreverência do trabalho dessa equipe nova-iorquina. As peças de cada projeto estão dispostas em uma longa página denominada “Work”.
Clicando em cada uma das imagens, você vai ser redirecionado para o trabalho completo daquele serviço. Individualmente, eles trazem uma breve descrição sobre o que foi pensado para desenvolver o projeto.
5. Marina Chaccur Designs
Brasileira, Marina Chaccur se especializou em Londres e atua em Haia (Holanda), onde possui um escritório. No entanto, a página inicial do seu portfólio online possui projetos de todas nacionalidades, com um foco maior em lettering, e com conteúdo em inglês
Da mesma maneira dos anteriores, as peças disponíveis redirecionam para uma página onde o projeto é detalhado. Além disso, o site conta com a área de Workshops (oficinas), Blog e About/Contact (Sobre/Contato).
6. Swt&Co
A posição descentralizada das peças do Swt&Co não é a única característica visual que esse portfólio oferece. De imediato podemos perceber os trabalhos divididos entre gifs e imagens, que se alteram a medida em que você desce a página principal.
Mas, ao clicar em cada um deles, a página é redirecionada para um conteúdo mais completo do trabalho selecionado. Geralmente, ele vem acompanhado de imagens e texto explicando o problema e a solução.
7. Jessica Hische
Assim como Marina, Jessica Hische se destaca no lettering. É o que você pode perceber ao entrar na categoria Work na home do site. E o melhor, cada peça pode levar seu clique direto para uma página explicativa do projeto.
Além dessa categoria, há outras como Logos, Writing & Teaching, About e Shop. Um tipo de portfólio para profissionais mais experientes e com mais tempo de carreira.
8. Victor Berriel
O designer Victor Berriel já deixa claro suas especialidades no início do site, colocando-se como um profissional de marcas e logotipos. Em seguida, já indica o link para o Behance ou para que o cliente solicite o orçamento. De uma forma geral, trata-se de um layout simples e direto.
Já no decorrer da página principal estão os projetos desenvolvidos pelo Victor. Cada um deles leva o usuário para uma outra página onde há uma apresentação da marca, além de uma breve descrição sobre quem é o cliente, o que ele buscava, o que foi feito e o porquê.
9. Casa Rex
O portfólio da Casa Rex é moderno e bem diferente de todos os que já listamos. Logo no início há quatro tópicos com todo o trabalho de Gustavo Piqueira, designer à frente desse projeto.
“Narrativas visuais contemporâneas”, “pesquisas em cultura visual”, “limites da linguagem” e “oficinas gráficas” trazem todo o material desse profissional. Além deles, o site também conta com categorias como Contato, Sobre, Gustavo Piqueira e Prêmios.
10. Marcelo Kimura
Para fechar os 10 modelos de portfólio de designers gráficos temos o Marcelo Kimura, que além de trabalhar com identidade visual também oferece um curso para outros profissionais do ramo.
Por tudo isso, Kimura decidiu usar um site para mostrar seu trabalho gráfico com imagens e também com conteúdo para tirar possíveis dúvidas dos visitantes. Na área de projetos, o designer mostra e explica toda a construção de cada marca.
Como fazer um portfólio de design gráfico?
Portfólio de design gráfico impresso ou em PDF deve ter uma excelente qualidade, isto porque o profissional dessa área trabalha com imagens e são elas e as suas qualidades técnicas que vão fazer o contrato ser fechado, ou não.
Já o online – ou seja, em formato de site – precisa de um cuidado maior com relação a sua produção, uma vez que o designer não deve expor os trabalhos em qualquer ferramenta.
Para saber qual escolher, é importante fazer uma busca na internet a respeito dos melhores sites que oferecem este tipo de serviço. WordPress é, de longe, a melhor opção.
Texto enviado pelo parceiro Criar Portfolio.