Dicas para criar site ou portfolio de designer de interiores

Veja referências de portfólio, blogs, Instagram e Pinterest para inspiração em criação de site ou trabalhos de designer de interiores.

printscreen do site

Seja através de um site, perfil no Instagram ou no Pinterest, um designer de interiores precisa de boas referências e inspirações – seja para criar um site, seja para criar novos projetos.

Além dessas plataformas, também é comum acompanhar revistas e aplicativos com essa temática.

Todo esse conteúdo, textual e visual, serve de bagagem para esses profissionais, sejam eles iniciantes ou com mais experiência. Inclusive, a busca por esse material deve ser uma prática constante para acompanhar as novas tendências da área.

Portanto, não basta apenas ter o seu portfólio de designer de interiores, é preciso ainda conhecer os profissionais que já estão nesse ramo. Além de aprender técnicas que vão somar ao seu estilo de trabalho.

Sites de designers de interiores para inspiração

Apartment therapy

O designer Maxwell Ryan comanda o Apartment therapy, onde ele oferece dicas, publica fotos dos projetos que elabora e responde as dúvidas dos leitores. Segundo o próprio site, a plataforma serve de fonte de inspiração e dicas de design para pessoas reais.

No portfólio do profissional é comum encontrar publicações com o título “antes e depois” ou de como fazer determinados projetos com pouco dinheiro. Sendo assim, é um ótimo lugar não apenas para outros designers, mas também para pessoas que se interessam por essa área.

Ana Meirelles

Para Ana Meirelles, os espaços práticos, confortáveis e funcionais se traduzem em qualidade de vida. E, logo no início desse site, é possível conferir os projetos divididos em Residencial, Comercial e Mostras.

Ao clicar em cada um deles, você é redirecionado ao conjunto de trabalhos referentes à cada categoria. Esse tipo de design é ideal para quem almeja ter um traço mais contemporâneo e elegante

Desire to Inspire

Kim e Jo formam o Desire to Inspire e como o próprio nome já induz, elas têm um único objetivo: inspirar o mundo. Para isso, elas alimentam o site com diversos modelos de ambientes para salas, banheiros, quartos, cozinhas e até áreas abertas.

Além disso, Kim também mostra um pouco sobre sua casa e seus espaços. Fotos acompanham textos que explicam a decoração do lar, como ela comprou os móveis e o estilo deles.

Viva Decora

O Viva Decora é uma exceção dessa lista, pois não é um site de portfólio de um designer, mas é dedicado ao design de interiores. Nele, você pode encontrar qualquer ideia de decoração.

De acordo com a própria plataforma, são milhares de fotos de ambientes decorados que servem de inspiração tanto para profissionais como para quem deseja dar um up em algum cômodo da casa.

Além de site, o Viva Decora também é uma revista e está presente nas mais diversas redes sociais, como Facebook, Instagram e Pinterest.

Inspirações de design no Instagram

@marinalinharesinteriores

Quem acompanha Marina Linhares no Instagram está sempre por dentro dos trabalhos da designer de interiores e os seus gostos pessoais. Por lá, a profissional inspira seus seguidores com diversas imagens de cantinhos decorados. Mas também pode ser encontrada através do seu site.

@historiasdecasa

Histórias de Casa é perfeito para o profissional que quer aprender ao mesmo tempo em que se emociona. Isso porque, esse projeto lindo conta, literalmente, um pouco da vivência dos donos das casas na construção do espaço que, por sua vez, é apresentado por belas imagens.

@decor

Decor é uma loja que vende artigos decorativos, móveis e muitos outros itens que vão deixar a casa ainda mais linda. No entanto, no feed do Instagram, a loja costuma postar inspirações de ambientes.

@interioresnapratica_

Por fim, mais uma dica, dessa vez para quem deseja aprender com profissionais que são referências na área de design de interiores. A dupla Luciana Lopes e Alexandre Rocha dão cursos, treinamentos e palestras para os profissionais da área e usam o Instagram para divulgar um pouco sobre todo o conhecimento que possuem.

Referências no Pinterest

Oppa Design

Além do Instagram e dos sites com portfólio, o Pinterest também é uma excelente ferramenta para buscar inspirações e referências nessa área. Um exemplo disso é o Oppa Design, loja de design inteligente que alimenta esse espaço com imagens inspiradoras. 

Rangel Design de Interiores

Já o Rangel Design de Interiores cria projetos Residenciais, Comerciais e Corporativos, além de usar o Pinterest para divulgar seus trabalhos. E o melhor, com todo o conteúdo organizado por pastas como “Iluminação”, “Cozinha”, “Salas de Jantar” etc.

Jurnal de Design Interior

O Jurnal é um diário onde você pode encontrar inspirações de design original, móveis, acessórios e peças conceituais. Além do Pinterest, eles também possuem um site onde o conteúdo é mais completo. 

Decoración de Interiores – Interior Design

Por último, uma dica de blog que também está presente nessa rede social: Decoración de Interiores. Esse é o espaço perfeito para quem deseja referências para novos projetos ou inspiração para fazer na própria casa. 

Modelos de portfolio de design de interiores

O profissional que trabalha com design de interiores precisa ter um portfólio adequado para conseguir atrair os clientes. Mas claro, nem sempre é fácil escolher um modelo diante da variedade que existe, principalmente para quem está iniciando a carreira agora.

Por essa razão, separamos 5 exemplos de portfólios que já existem e podem ser facilmente encontrados na internet. O leque de modelos apresentados aqui abrange profissionais do Brasil, Portugal e até mesmo dos Estados Unidos.

Assim, você aprende como os concorrentes expõem os seus respectivos trabalhos online e sabe onde e como acertar. Além disso, aproveita para saber como fazer um portfólio para essa área de trabalho.

Exemplos de portfólio para designers de interiores

Elaine Griffin

“A casa de uma pessoa – o que parece, onde está, como é vivida – revela mais sobre ela do que qualquer outra coisa no mundo”. Essa é a frase inicial do site da designer de interiores de Nova Iorque e especialista em estilo de vida, Elaine Griffin.

Nesse mesmo site encontramos o portfólio da profissional. São mais de 50 pequenas imagens dispostas em uma só página, mas que aumentam de tamanho quando são selecionadas. Assim, o cliente pode conhecer o trabalho de Elaine visualmente. No entanto, nessa área não há informações descritivas dos projetos apresentados.

Carol Dias

Já a carioca Carol Dias apostou em um portfólio interativo, colorido e visualmente atrativo. O site de uma única página leva o leitor diretamente para a área de projetos em apenas um clique, sem precisar rolar o mouse.

O portfólio em si também não conta com informações sobre os projetos desenvolvidos. As imagens estão dispostas em hexágonos pequenos, mas quando são selecionadas adotam um tamanho maior e trazem uma galeria com mais fotos do mesmo projeto.

Para falar de como ocorreu todo o processo de construção de um espaço, Carol adota o estilo de escrever no blog. Nessa área do site, a designer explica tudo sobre cada projeto, desde o contato com o cliente até a finalização.

Danyela Corrêa

Apesar de arquiteta e urbanista, Danyela Corrêa também trabalha com interiores. No site da profissional, a área de portfólio está dividida entre os projetos de arquitetura e os de interiores.

Assim como Elaine e Carol, a paulistana Danyela não traz informações sobre seus projetos na área de portfólio. No entanto, escreve sobre seus trabalhos na página do blog também dentro do site.

Teresa Porém

O site português da designer Teresa Porém conta com um espaço para portfólio. Nessa área, a profissional expõe os trabalhos desenvolvidos, sem citar o processo de decoração ou remodelação dos espaços.

Além disso, algumas das fotos apresentadas não possuem uma boa qualidade. Um ponto positivo é com relação a organização do portfólio que é dividido em casas, apartamento, remodelações etc.

Jaqueline Ribeiro

Com um template simples, a designer brasileira Jaqueline Ribeiro apresenta todos os projetos já elaborados por ela. Na área de portfólio, o cliente ou visitante vai poder selecionar que tipo de ambiente deseja ver, como cozinha, escritório, espaço gourmet etc.

Ao contrário das demais mencionadas anteriormente, a curitibana Jaqueline traz em todos os projetos uma descrição do trabalho realizado. Além das imagens de um mesmo plano passando em carrossel, a profissional também tem o cuidado de explicar as características do projeto, qual era a necessidade do cliente e qual a solução ela encontrou para projetar.

Como fazer um portfólio de design de interiores?

  • Escolha o template: O primeiro passo, sem dúvidas, é buscar por um template apropriado para a área de design. Nesse caso, procure por um que favoreça as imagens;
  • Aposte em fotografias: Com o portfólio online pronto, invista em fotos de boa qualidade. Isso porque, são elas que vão ajudar a atrair novos clientes. Geralmente, os cursos de design oferecem cadeiras de fotografia aos estudantes;
  • Comente os projetos: Sempre que postar um novo projeto não esqueça de comentá-lo. É importante para o cliente saber o que foi feito em determinado trabalho que despertou o seu interesse. Além de que, textos acompanhando fotos deixam o portfólio ainda mais completo;
  • Nunca copie: Ser autêntico é uma das características mais importantes em um profissional. Por isso, busque inspirações, mas não caia no erro de copiar os trabalhos alheios;
  • Atualize o portfólio: Essa última dica é valiosa! Não deixe que o portfólio fique sem novos projetos. Esteja sempre atualizando esse espaço, mesmo que seja só com trabalhos pessoais.

Com todas essas dicas você consegue montar um portfólio online dos seus projetos. Então, agora que você já viu modelos de portfólio de design de interiores e também já sabe como fazer um desse, que tal começar a trabalhar no seu próprio projeto?

Assim, você mostra todo seu conhecimento, trabalha com o que gosta e ainda tem a chance de conquistar novos clientes.

Texto enviado pelo parceiro Criar Portfolio.

Veja mais
Sair da versão mobile